Twitter response:

CÃES MEDROSOS: O que fazer para resolver o problema?

O medo não é uma característica incomum no mundo canino. De acordo com Alexandre Rossi, zootecnista e especialista em comportamento animal, 10% dos cães são medrosos – muito medrosos – e passam a maior parte do dia com pavor de alguma coisa, seja do ruído de carros ou trovões, seja de pessoas ou animais desconhecidos e até da possibilidade de sair para passear.”É uma timidez própria do bicho, que acaba se tornando assustadiço, está sempre esperando o pior. Esse medo pode ser inato ou adquirido”, afirma o veterinário Oswaldo Pasqualin.

Existe uma predisposição genética, e não racial, para a personalidade mais medrosa, segundo Rossi. Mas o zootecnista acredita que o problema seja agravado por falhas na sociabilização do bicho no período mais importante, até os três meses de idade -que coincide com a fase em que o animal não deve sair de casa porque ainda não foi vacinado.
“Na etologia (estudo dos hábitos dos animais), esse período é chamado de janela da sociabilização. Da quarta à décima primeira semana se dá a fase mais suscetível a traumas. É nesse período que ele aprende do que tem medo e do que não tem. O ideal é ir apresentando o mundo ao cão até que ele complete três meses, e não a partir daí. Mas é preciso todo cuidado para que ele não tenha uma experiência ruim”, afirma. Ele recomenda que o cão, ainda filhote, conviva com gente e com outros animais, desde que saudáveis. “Uma opção é levá-lo no colo aos shoppings que permitem, por exemplo”, afirma Rossi.

Certa dose de medo é normal. Na natureza, é ele quem garante a sobrevivência, evitando que o bicho se meta em situações perigosas. “Cães se assustam com temporal não porque têm audição mais aguçada, todos ouvem muito bem. A diferença é que são mais sensíveis e se assustam com o barulho; já outros, como os que trabalham com a polícia, não encaram o ruído como ameaça”, explica.
A criação também vai influenciar no grau de valentia. Excesso de mimo ou maus-tratos certamente formarão um cão temeroso. “O cachorro muito mimado não vai ser valente, sempre vai procurar o dono como apoio, nunca resolverá seu problema sozinho”, afirma a veterinária Silvia Crusco.

Loren, uma pit bull de cinco anos que tem medo de barata, costuma agir assim. Quando aparece o inseto em questão, e sua dona grita “Loren, a barata!” e corre em direção oposta, Loren faz o mesmo. “Ela fica assustada, e não é só com barata. Se ouve barulho de carro, de ônibus, ela corre para dentro de casa”, conta a dona-de-casa Helenice Marques, 58. Ela crê que o modo como a pit bull foi criada contribuiu para sua atitude de “cachorrinho petitiquinho”. “Ela dorme dentro do quarto, é toda dengosa e nunca sai na rua”, conta.

E há os que são agressivos por medo. A agressividade por medo, segundo Rossi, é uma das mais difíceis de controlar, porque o animal sente que vai ser atacado de fato e agride com o intuito de se proteger, não de mostrar que é forte. “Ele demonstra os sinais de pavor: mostra os dentes, põe o rabo entre as pernas, mas não avança nem recua, fica na dúvida, testando o ambiente para descobrir até que ponto pode controlá-lo”, afirma Rossi. É possível corrigir essa agressividade com treinamento, que funciona como terapia.

Fonte: Deborah Giannini

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • cachorro medroso
  • cão medroso
  • cão medroso o que fazer
  • yorkshire medroso

9 Comentários

  1. tenho um poodle, ele é muito medroso qdo cai pingos de chuva nas telhas, trovões, treme demais, fica angustiado, fico preocupada pois faço e tudo , p/ se acalmar, dou muito carinho, dorme em minha cama, ele tem a irmã que ñ se incomoda, é bem diferente.. gostaria q me ajuda-se, obrigada.
    15 de janeiro de 2014 at 17:52
  2. maria helena shimada:

    tenho um poodle, ele é muito medroso qdo cai pingos de chuva nas telhas, trovões, treme demais, fica angustiado, fico preocupada pois faço e tudo , p/ se acalmar, dou muito carinho, dorme em minha cama, ele tem a irmã que ñ se incomoda, é bem diferente.. gostaria q me ajuda-se, obrigada.

    Bom dia, Maria. O ideal é seguir o que é dito na postagem. Em não havendo resolução do problema, contate um comportamentalista canino.
    16 de janeiro de 2014 at 11:53
  3. Meu Shi Tzu tem medo quando ligo o forno elétrico, ele ouve aquele pequeno barrulho do timer e fica sem saber o que fazer, tremendo, o que pode ser isso?
    9 de maio de 2014 at 09:53
  4. Marci:

    Meu Shi Tzu tem medo quando ligo o forno elétrico, ele ouve aquele pequeno barrulho do timer e fica sem saber o que fazer, tremendo, o que pode ser isso?

    Boa tarde, Marci. Incentivando que ele se aproxime do local, de forma que ele perceba que não há nada demais.
    10 de maio de 2014 at 12:38
  5. Eu compreii um pastor alemao com 7 meses mas è muito medroso tem me do ate dos meus filhos quando cmecao a brincar oque fazer quanto a isso
    20 de setembro de 2015 at 09:43
  6. valdo armando:

    Eu compreii um pastor alemao com 7 meses mas è muito medroso tem me do ate dos meus filhos quando cmecao a brincar oque fazer quanto a isso

    Bom dia, Valdo. O ideal é consultar um comportamentalista canino.
    20 de setembro de 2015 at 09:45
  7. Boa tarde Tenho um golden de 7 meses ele é muito medroso tanto com pessoas de fora quanto com animais Tenho ele é um maltes que ele não tem medo nenhum O que posso fazer ?
    24 de fevereiro de 2016 at 16:22
  8. Marcela:

    Boa tarde Tenho um golden de 7 meses ele é muito medroso tanto com pessoas de fora quanto com animais Tenho ele é um maltes que ele não tem medo nenhum O que posso fazer ?

    Boa tarde, Marcela. O ideal é que você leve até um profissional (adestrador), para que ele possa avaliar qual tipo de trabalho seria mais eficaz para resolver isto.
    24 de fevereiro de 2016 at 17:42
  9. Minha cadela tem 8 meses rottweiler e ela n sabe se defende chora quando cachorro se aproxima perto dela isso é por q ela tá nova
    25 de agosto de 2018 at 11:15

Deixe um comentário