O Calafate (Padda oryzivora ou Lonchura oryzivora) é um pássaro proveniente das ilhas de Bali, Java e Bawean, na Indonésia. Os nomes mais vulgares desta ave em inglês são Java Rice Finch e Rice Sparow’.

Foram introduzidos por marinheiros e viajantes em outros locais como Bornéu, China, Japão, Ilhas Fiji, Malásia e Filipinas. Por se alimentarem de arroz e aveia, prejudicavam as produções agrícolas e eram por isso exterminados aos milhares.

O nome do pássaro vem de calafetar, actividade realizada pelos operários da construção naval que preenchem as frestas dos barcos com estopa e betume, fechando-as bem. O Calafate constrói seu ninho de forma semelhante, que possui formato de bola, bem vedado e com uma única abertura.

Possuem diversas variações de cores e penas sedosas. São ativos e curiosos e na natureza vivem em bandos. Sua coloração original é a cabeça preta e branca, com o restante do corpo em dois tons de cinza.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calafate

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • passaro calafate
  • calafate passaro preço

24 24 Comentários

  1. Bom dia, crio um casal de Diamantes de Gould e um canário Belga que canta MUITO. Tenho interesse em pegar um Calafate, mas moro em Sobral. Tenho familiares aí em fortaleza, inclusive moram bem próximo a Aldeota. Aqui em Sobral não encontro mais Calafates.. Se eu fosse aí comprar na capital, como eu traria? Teria algum problema em levar o pássaro para cá? Não prejudicaria o animal? Obrigado.
    7 de agosto de 2014 at 09:39
  2. RENAN MARCEL MAMEDE CASTRO:

    Bom dia, crio um casal de Diamantes de Gould e um canário Belga que canta MUITO.
    Tenho interesse em pegar um Calafate, mas moro em Sobral. Tenho familiares aí em fortaleza, inclusive moram bem próximo a Aldeota. Aqui em Sobral não encontro mais Calafates..
    Se eu fosse aí comprar na capital, como eu traria? Teria algum problema em levar o pássaro para cá? Não prejudicaria o animal?
    Obrigado.

    Bom dia, Renan. Infelizmente, atualmente a venda de Calafate está proibida.
    8 de agosto de 2014 at 09:21
  3. Gostaria de começar uma criação destes tipos de pássaros e gostaria de ser preços de cada casa, afim de que possamos negociar. Obs. de preferencia casal reprodutor...
    7 de março de 2016 at 18:26
  4. jose ricardo r:

    Gostaria de começar uma criação destes tipos de pássaros e gostaria de ser preços de cada casa, afim
    de que possamos negociar.
    Obs. de preferencia casal reprodutor…

    Bom dia, José Ricardo. Infelizmente, atualmente a venda de Calafate está proibida.
    8 de março de 2016 at 12:47

Deixe um comentário